sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Checklist do Autismo




O autismo não é simplesmente um distúrbio com um conjunto de sintomas bem definidos. 
O autismo afeta o pensamento, a percepção e a atenção e abrange um amplo espectro de distúrbios que variam de leves a severos.
Geralmente, as crianças autistas exibem, no mínimo, metade dos sintomas listados abaixo. Estes sintomas variam de intensidade (leve a severo) e o comportamento, além de ocorrer em vários tipos de situações, é inadequado para a idade da criança.
Dificuldade na interação social e na comunicação:
Dificuldade em interagir com as outras crianças; prefere ficar sozinho; distante; dificuldade em expressar as necessidades; usa gestos em vez de palavras.
Um aspecto da linguagem das pessoas autistas que tende a estar comprometido, diz respeito a saber usar a linguagem de maneira apropriada, dentro do contexto. Isto inclui manter uma conversação, imaginando o que a outra pessoa compreende e pensa, perceber os sinais metalingüísticos, tais como as expressões faciais, tons de voz e linguagem corporal. Importante lembrar que a comunicação envolve aspectos verbais e não-verbais e as pessoas autistas têm muita dificuldade em compreender a linguagem não-verbal.

Respostas sensoriais anormais : visual, auditivo, tátil, equilíbrio, olfato, paladar, reação a dor.
Linguagem ausente ou atrasada.
Risos impróprios.
Ecolalia (repetição de palavras ou frases no lugar da linguagem normal).

Maneiras anormais de se relacionar com as pessoas, objetos e eventos
Não procura aconchego.
Apego a objetos.
Gira os objetos.
Persevera em brincadeira inadequada.
A habilidade motora ampla não está de acordo com a motora fina.
Não responde a dicas verbais; age como se fosse surdo.
Faz pouco ou nenhum contato visual.
Insistência na “mesmice”; resiste a mudanças na rotina.
A atividade física está muito aumentada ou muito diminuída.
“Crises de birra”; demonstra extrema frustração por nenhuma causa aparente.


Diagnosticando e Avaliando o Autismo
O autismo e os transtornos relacionados, como PDD-NOS (transtorno invasivo do desenvolvimento - não especificado) e a Síndrome de Asperger, são difíceis de serem diagnosticados, especialmente nas crianças pequenas no início do desenvolvimento da linguagem e de outras habilidades básicas . É essencial que o processo de diagnóstico do Autismo e deficiências relacionadas, incluam a avaliação do desenvolvimento da criança, da comunicação e de habilidades sociais. Avaliação é um processo contínuo. Uma vez alcançado um diagnóstico, este processo precisa ser repetido periodicamente.
Exames Médicos : Auditivos; Eletroencefalograma; Metabólico;Ressonância Magnética; Tomografia computadorizada; testes Genéticos.

Avaliações terapêuticas:
As crianças autistas e com transtornos relacionados necessitam de algum tipo de atendimento terapêutico. As avaliações determinam os benefícios potenciais da terapia.
  • Terapia de Fala e Linguagem: Geralmente as crianças autistas apresentam atraso na comunicação. Algumas são não verbais, outras apresentam atraso ou não usam a linguagem da maneira adequada.. Um fonoaudiólogo especializado em diagnóstico e terapia de linguagem pode ajudar a criança a se comunicar com mais eficácia.
  • Terapia Ocupacional: Geralmente, o foco terapêutico é melhorar as habilidades motoras finas nas atividades da vida diária, como escovar os dentes, comer sozinho, escrever, ou habilidades sensório-motoras que incluem o equilíbrio (sistema vestibular), percepção da posição do corpo no espaço (sistema proprioceptivo) e toque (sistema tátil). Depois que o terapeuta identifica um problema específico, a terapia ode incluir atividades de integração sensorial (massagens, toques etc).
  • Terapia Física: Especializada em desenvolver força, coordenação e movimento. Os terapeutas trabalham desenvolvendo as habilidades motoras amplas. Esta terapia envolve melhorar a função dos grandes músculos do corpo, através de atividades físicas

Fonte: Associação Mão Amiga

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