sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Autismo





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Resumindo o Autismo


É um transtorno neurológico .
Ainda não se conhecem as causas .
O diagnóstico é feito com base no comportamento e não em exames .
A criança deve apresentar três aspectos essenciais , a “tríade autista “ :

1° aspecto - Social – A criança pode ser desde passiva e isolada , até “ativa mas estranha “ . Ela tem dificuldade em estabelecer relações , interagir , e não compreende as regras sociais. É por isto que :
  • não dá tchau ;
  • não olha nos olhos ;
  • não olha o que você olha ;
  • avança para os objetos ( ou comida ) das outras pessoas ;
  • abraça e beija pessoas estranhas ;
  • não atende quando é chamada ;
  • busca interesses só dela ;
  • não brinca com outra criança ;
  • só fala quando é de seu interesse ;
  • só fala sobre os assuntos que prefere ;
  • repete este assunto sem parar ;
  • não pergunta sobre a outra pessoa ;
  • sua fala tem uma entonação diferente , monótona ;
  • não sabe o que deve fazer numa situação nova , tem “ crises nervosas “ ;
  • não sabe o que você pensa ;
  • não percebe se você está triste , zangado ou feliz ;
  • não demonstra as emoções como as outras pessoas ;
  • não percebe ironia na voz ou no rosto das pessoas ;
2° aspecto – Linguagem e comunicação – dificuldade ou impropriedade na comunicação . A criança pode não olhar nos olhos , não se comunicar nem mesmo por gestos e expressões faciais , ou ainda apresentar postura corporal “estranha “ . Algumas não tem nenhuma linguagem , e outras são muito falantes mas não sabem manter um diálogo verdadeiro .
É por isto que :

  • não sabe pedir o que quer ;
  • não aponta ;
  • tem sempre a mesma expressão facial ;
  • usa a mão da outra pessoas como um instrumento ;
  • empurra a outra pessoa e olha o que quer ;
  • não sabe como abordar uma outra criança ;
  • grita muito ;
  • chora sem razão aparente ;
  • não atende quando é chamada ;
  • não entende o que você diz ;
  • parece não escutar ;
  • não sabe fazer perguntas ;
  • não responde ;
  • não compreende o não ;
  • quando faz perguntas , não entende a resposta , e repete a pergunta muitas vezes ;
  • não entende quando você briga com ela , não entende as palavras , nem os gestos , nem a expressão do seu rosto ;
  • tem crises nervosas ;
  • começa um assunto pelo meio ;
  • só fala sobre o assunto que lhe interessa ;
3° aspecto – imaginação – dificuldade em brincar , “ fazer de conta “ . A criança pode ter rotinas rígidas , rituais .
É por isto que :

  • não sabe para que servem os brinquedos , quebra ou atira longe ;
  • prefere objetos que girem ou façam barulho ;
  • se fixa em detalhes dos objetos ou brinquedos ;
  • não brinca com as outras crianças ;
  • prefere brincadeiras que envolvam o próprio corpo : cócegas , rodopiar , “ cavalinho “ ;
  • prefere fazer sempre as mesmas coisas , da mesma forma , ir pelo mesmo caminho , sentar no mesmo lugar .
É importante para a criança receber o diagnóstico correto e é necessário que os pais compreendam este distúrbio , porque só assim eles podem ajudar a criança da maneira que ela precisa . O diagnóstico é ainda importante para que a criança receba o tratamento (médico , educacional e terapêutico) adequado .
O MAIS IMPORTANTE É VOCÊ explicar tudo , MUITAS VEZES , com muita PACIÊNCIA , poucas palavras , entonação da voz , expressão facial exageradas e AMOR , MUITO AMOR , AMOR SEM MEDIDAS .
Não tenha medo ou vergonha de dizer que seu filho é autista . As pessoas tem medo do que não conhecem , se você explicar e tiver bom humor , poderá encontrar ajuda .
NINGUÉM ACEITA O QUE NÃO COMPREENDE .

FONTES :
Bishop, D. and Mogford, K. Language Development in Exceptional Circunstances.
U.K.: Lawrence Erlbaum Associates, 1993.

Happé, F. and Frith, U. The Neuropsychology of Autism. Oxford: Oxford
University Press, 1996; 119:1377-1400.

Rapin, I. Autism in search of a home in the brain. Neurology, 1999; 52: 902-904.

Schwartzman, J. Autismo Infantil. Brasilia: CORDE, 1994.



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