domingo, 28 de fevereiro de 2010

Sugestões de atividades

DIFICULDADES ACENTUADAS DE APRENDIZAGEM OU LIMITAÇÕES NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO

• Dinâmicas utilizando exercícios de psicomotricidade.
• Exercícios de relaxamento, aquecimento e concentração.
• Exercícios de desconcentração e autoconhecimento.
• Exercícios de respiração e automassagem.
• Exercícios para regular o tônus muscular e diminuir tensões.
• Criação “rápida” de uma história contendo início, meio e fim.
• Trabalhar outras atividades com livrinho de histórias, que não seja somente contar
histórias.
• Criar letras para melodias de cantigas de roda já existentes.
• Representar as músicas já criadas utilizando sucatas.
• Criar movimentos com o corpo utilizando também a música infantil.
• Cantando, relembrar categorias de músicas como: canção de roda, carnaval, festa
junina, canção religiosa, propaganda, hino cívico, acalanto, música ou canção de
sucesso, música ou canção de sucesso que toca muito no rádio e na TV. Cantá-las
individualmente e/ou em grupo.
• Desenhar a música que está ouvindo. Representar graficamente no quadro de giz o
movimento do corpo e o ritmo da música.
• Parodiar letras de músicas já conhecidas: cantigas infantis.
• Inventar música diferente, usando palavras determinadas pelo instrutor.
• Modelar (no imaginário) movimentos com o corpo de acordo com a música que está
tocando.
• Trabalhar com argila e massinha de modelar. Trabalho em grupo e individualmente,
criar duas figuras humanas – um homem e uma mulher. Modelar partes do corpo:
feminino e masculino. Criar uma história, diálogo ou dramatização etc. (para trabalhar
a sexualidade infantil)
• Brincar com bolas imaginárias ouvindo música infantil. Jogar vôlei, basquete, tênis,
bolinhas de gude, futebol etc.
• Criar maneiras bem engraçadas de dançar sem deixar a bola cair.
• Utilizando bolas de isopor, balões, bolas de papel-jornal criar atividades envolvendo
matemática, português, psicomotricidade e artes (interdisciplinaridade).
• Criar uma nova história infantil, com novo enfoque, tendo os personagens
características de personalidade diferentes da historinha original. Criar cenário e
vestimenta. Três histórias de clássicos infantis selecionadas e/ou a escolher. Apresentálas
para o grupo.

Brincadeiras individuais e/ou em grupo:

• Imitar:Animais,Bailarina, etc
• Brincar de estátua
• João Teimoso
• Passar anel
• Cabra cega
• Pular cordas
• Dança das cadeiras
• Corrida do ovo ou da batata
• Corrida do copo d’água
• Corrida do saco
• Corrida de enfiar agulha
• Fura-balão
• Encher garrafas
• Queimada
• Chicotinho queimado
• Trincheira
• Vai-e-vem
• Rebote
• Rodízio
• Bola quicante
• Rebatedor
• Bater palmas
• Tirar sardinha
• Corrida num pé só
• Salto em linha
• Saltar vara
• Brincar de bola de gude
• Finca
• Pião
• Jogar a bola na parede e apanhá-la obedecendo a seqüência: ordem, seu lugar, sem
rir, sem falar, um pé, o outro, uma mão, a outra, bate-palma, pirueta, trás e frente,
bate queda. Essas atividades, além de fornecerem preciosas informações sobre o
esquema corporal, poderão nos proporcionar dicas sobre coordenação motora ampla
e refinada, coordenação viso-motora, equilíbrio, marcha e corrida, lateralidade
corporal, atenção e concentração, desenvolvimento das funções temporais e espaciais,
como nos exemplos a seguir:
• Ao pular corda, a criança demonstrará seu grau de habilidade para controlar os
distintos níveis de contração muscular, ou seja os diversos graus de aumento ou
diminuição do tônus muscular de cada grupo de músculos envolvidos. Demonstra
também, graças às atividades físicas, se está apta para construir as noções
relacionadas ao conhecimento temporal e espacial, coordenação viso-motora de níveis
básicos, que serão utilizadas em suas adaptações à realidade.
• Ao brincar com o bilboquê, as crianças envolvidas estarão realizando o ato motor
guiado pela visão e pelos movimentos do braço, antebraço e mão.(coordenação visomotora).
Na brincadeira de calçar sapatos, estaremos obtendo informações sobre discriminação
visual, coordenação visual, coordenação motora, lateralidade etc.
• Corrida dos garçons
• Corrida de obstáculo
• Corrida de carrinho de mão
• Pique-esconde
• Pega-pega
• Corrida do sapo
• Cabo de guerra
• Amarelinha
• Brincadeira de roda
• Quem vai ao ar, perde o lugar
• Quatro cantos
• Peteca
• Fazer e soltar pipas
Em todas as atividades acima descritas, teremos oportunidades de verificar, de maneira
lúdica, todas as funções já descritas, que vão desde a relação da criança com ela mesma (seu
equilíbrio biopsicomotor, até o seu relacionamento com os outros (adaptação social e
emocional). Quaisquer dificuldades na consecução das tarefas nos proporcionarão uma leitura
parcial ou total de inabilidades para que possamos intervir nas áreas específicas.

Treinamento auditivo:

• Distinção entre ruído e silêncio
• Percepção de diferentes intensidades do som: forte, médio, fraco
• Percepção de diferentes intensidades, freqüências, timbres e duração de sons
• Percepção de diferentes ritmos e melodias sonoras
• Percepção de diferentes seqüências sonoras significativas e de figura-fundo auditiva
• Discriminação de vogais, consoantes e vocabulário conhecido

Exercícios de estimulação dos órgãos fonoarticulatórios:

• Massagem e motricidade de lábios, bochechas, língua, véu etc.
• Oposição entre língua e palato, dentes, lábios, bochechas etc.
• Emissão de sons: voz, choro, tosse, grito, riso, espirro etc.
• Emissão de fonemas e palavras da linguagem cotidiana

Higiene, cuidados pessoais e com o meio ambiente:

• Atividades de higiene pessoal: lavar as mãos, o rosto, escovar os dentes, limpar-se
após uso da instalação sanitária etc.
• Cuidados com o corpo, vestuários e alimentação etc.
• Cuidados com objetos de uso pessoal e escolar etc.
• Cuidados com o meio ambiente: animais, vegetais, casa, escola, rua, bairro etc.
• Cuidados com os amigos, familiares, colegas professores, pessoas etc.
• Noções de direitos e deveres, amizade, respeito, amor etc.

Mecanismos precursores da escrita e da matemática:

• Acompanhamento, com marcha, de formas desenhadas no chão
• Acompanhamento, com os dedos, de formas traçadas no papel
• Acompanhamento de formas traçadas no quadro, com giz
• Preensão correta do lápis, com uso adequado de força
• Cópia de linhas, traços e formas
• Classificação de objetos por forma, tamanho, cor, textura, temperatura e funções
• Seriação de objetos por tamanho. Correspondência entre objetos
• Noções de igualdade e diferença
• Noção de espaço para formação de conjuntos
• Conjuntos unitário, vazio, de um ou mais elementos
• Numeração

Percepção auditiva:

• Reproduzir sons (voz dos animais)
• Cantar pequenas canções
• Produzir algum ruído
• Desenhar livremente ouvindo música
• Dançar livremente de olhos fechados
• De olhos fechados, identificar vários sons
• De olhos fechados, reproduzir sons reproduzidos pela professora
• Colocar uma criança no meio da roda e uma outra com olhos fechados deverá
identificar a primeira pela voz
• Realizar ordens simples: levantar-se, ir até a porta, abrir e fechar a porta etc.
• Dar recados simples

Percepção tátil:

• Tocar em superfície lisa e áspera, sentindo a diferença
• Tocar em duas superfícies (lisas e ásperas) ao mesmo tempo
• Tocar em objetos moles e duros

Percepção olfativa:

• Identificar diferentes cheiros
Percepção gustativa:
• Provar açúcar, sal, limão, hortelã (balas)

Percepção visual:

Cor:
• Colocar a mão sobre um objeto (ou outro lugar, que tenha a cor destacada)
• Localizar objetos com determinada cor na sala

Igual / Diferente:
• Observar um modelo (bola, brinquedo) e localizar um objeto igual entre vários
• Achar o detalhe diferente no chapéu do palhaço, carro, casa etc.
• Agrupar objetos pela cor, forma... (misturar tudo)
• Imitar posição da professora ou colega
• Apontar figura citada em um painel
• Procurar um objeto na sala
• Observar uma criança que esteja sem um pé de sapato e identificar o que falta
• Observar dois desenhos simples, sendo um completo e outro faltando uma parte
• Explorar, observar e descrever objetos como: roupas, alimentos, brinquedos...

Orientação espacial:

• Subir / descer
• Subir e descer escadas, de cadeiras, caixotes

Em cima / embaixo:
• Dar ordens: embaixo da mesa, para cima da cadeira azul, colocar o brinquedo em
cima do armário
• Colocar objetos em cima e embaixo da mesa e perguntar: “Qual objeto está em cima
da mesa e embaixo?”

Dentro / fora:
• Entrar dentro da caixa
• Colocar objetos da caixa, pedir para tirar, nomear e colocar fora da caixa
• Colocar a língua para fora e para dentro da boca
• Adivinhar o que tem dentro da caixa.

Conceitos:
• Grande/ pequeno
• Comparar objetos
• Encaixar cubos
• Desenhar no chão um círculo e pedir para desenhar um maior ou menor
• Trabalhar com blocos lógicos
• Arrumar do maior para o menor
• Seqüência: maior - menor
• desenhar círculos no chão. Pedir para entrar dentro do círculo grande e pequeno
• Desenhar no papel: uma bola grande e uma pequena

Curto/ comprido:
• Identificar cabelos curtos e compridos
• Modelar com massinha uma cobra bem comprida
• Fazer caminhos retos com giz colorido, curto e comprido
• Esticar pedaços de barbante curto e comprido
• Balões com cordões curto e comprido
• Pipas com rabiolas curta e comprida

Alto / baixo:
• Comparar as crianças
• Comparar as árvores

Aberto / fechado:
• Abrir e fechar: boca, olhos, mãos
• Abrir e fechar: portas e janelas

Coordenação Motora Refinada

• Descrever objetos apalpando com olhos fechados
• Mostrar o objeto, fechar os olhos, dar um objeto diferente para reconhecer e depois
entregar o certo
• Modelar areia molhada no parquinho
• Copiar modelos de formas simples
• Enfiamento de macarrão e contas grandes
• Prender pregadores na beira da caixa, fazendo brincadeira. Colocam e depois tiram
(de 2 em 2)
• Dar socos na mesa com e sem os braços sobre a mesa
• Fazer movimentos para trabalhar com punção
• Recortar livremente figuras com a mão
• Recortar figuras usando uma mão com apoio e rasgando com a outra
• Recortar pedacinhos de papel colorido e colar livremente
• Rasgar tiras para fazer correntes (elos)
• Amassar papel com uma e depois as duas mãos e abrir
• Dobrar folhas ao meio na horizontal e vertical
• Dobrar a folha ao meio e passar canetinha, lápis cera ou pintura a dedo na marca que
ficou – mostrar que ficaram 2 partes, podendo fazer dois tipos de trabalho um em
cada lado
• Passar água de um copo para outro
• Passar água de um prato para o outro
• Pescaria com peixes na água
• Passar caroços de feijão de um outro com os dedos em pinça
• Abrir e fechar zíper
• Abrir e fechar recipientes com rosca
• Abrir e fechar cadeado
• Abotoar e desabotoar botões
• Ocupar os espaços da caixa de ovo com objetos pequenos (grãos, tampinhas)
• Este mesmo exercício colocando uma bolinha azul e uma vermelha em seqüência
• Imitar gestos feitos pela professora, com as mãos:
- flexionar para dentro
- fechar a abrir as mãos
- uma reta e outra flexionada.
- abrir e fechar os dedos
- fazer o V

Coordenação Motora Ampla
Com o auxílio do livro: Linha e Rodinha

• Postura (em pé):
Estando os alunos em pé, o professor se posiciona de forma a ficar com a coluna
ereta, pernas e pés unidos, braços ao longo do corpo, queixo para frente; mantendo
essa posição por alguns segundos, os alunos serão estimulados a imitar a postura
correta do professor. Esse exercício deve ser feito em completo silêncio.

• Postura (sentados):
Estando os alunos sentados no chão, o professor se posiciona de forma a ficar sentado
com as pernas cruzadas (como na ioga), coluna ereta e mãos sobre os joelhos;
mantendo esta posição por alguns segundos, os alunos serão estimulados a imitar a
postura correta do professor. Este exercício deve ser feito em completo silêncio.

• Gestos (em pé):
O professor executa os movimentos lentamente, em silêncio, e os alunos imitam seus
gestos (selecionar alguns dos exercícios abaixo para cada sessão):
- rotatória do pescoço (para a direita e para a esquerda)
- levando a cabeça para trás, flexionar a nuca
- levando a cabeça para baixo, encostar o queixo no peito
- girando a cabeça para os lados, encostar o queijo nos ombros
- rotatória dos ombros (para frente e para trás), um de cada vez, depois os dois ao
mesmo tempo
- rotatória dos braços (para frente e para trás), um de cada vez, depois os dois ao
mesmo tempo
- flexão do tronco (mãos na cintura) para frente, para trás e para os lados
- rotatória da cintura (para a direita e para a esquerda)
- elevação dos joelhos (alternados)
- elevação das pernas (alternados)
- rotatório das pernas (com pequena elevação)
- flexão dos joelhos (agachando, com a coluna ereta, mão na cintura ou braços para
frente)
- dar um passo à frente
- dar um passo para trás
- balançar o corpo
- balançar os braços
- elevação dos braços perpendicularmente ao tronco, acima da cabeça (primeiro
alternados, depois ao mesmo tempo)
- abrir os braços na horizontal (alternados) e abaixá-los até tocar a coxa
- elevar os braços alternados para frente e depois abaixá-los até tocar a coxa
- cruzar os braços esticados para frente (semelhante a uma tesoura)
- movimentar os braços imitando nado
- movimentar os braços imitando vôo

• Movimentos do tronco (em pé):
- pés unidos, flexionar o tronco para frente, em ângulo reto
- pés separados, flexionar o tronco para frente, em ângulo reto
- pernas separadas, flexionar o tronco para frente e tocar o chão com as mãos
- pernas separadas, flexionar o tronco para frente e tocar os pés com as mãos

• Gestos com as mãos (sentados ou em pé):
Em silêncio os alunos imitam os movimentos executados pelo professor:
- abrir e fechar as mãos (alternadas e depois as duas ao mesmo tempo)
- rotatória dos pulsos
- movimentos dos dedos
- mãos fechadas, abrir um dedo de cada vez
- palma das mãos para frente
- dorso das mãos para frente
- mãos frente á frente, abrir e fechar os braços
- gesto de lavar as mãos
- estalar os dedos
- passar as mãos pelo corpo, alisando a pele
- tocar as mãos na cabeça, nos ombros, nos joelhos, nos pés
- fazer sinal de “positivo” (polegar para cima)
- fazer sinal de “negativo” (polegar para baixo)
- acenar (como dizendo “adeus”)
- balançar as mãos
- colocar as mãos juntas, postas como para uma prece (primeiro com os dedos
esticados, depois com os dedos cruzados)
- fazer o sinal da cruz
- acariciar o colega ao lado
- cumprimentar o colega ao lado

• Movimentos com os pés (sentados):
- esticar os pés (para frente)
- abrir os pés (para fora)
- fechar os pés (para dentro)
- movimentar os tornozelos (alternados)
- movimentar os dedos (quando descalços)
- movimentos com os pés (em pé)
- passo para frente
- passo para trás
- tocar uma ponta do pé no chão (alternar)
- tocar um calcanhar no chão (alternar)
- ficar na ponta dos dois pés
- ficar sobre os dois calcanhares
- abrir os pés (para fora)
- fechar os pés (para dentro)
- ficar sobre um pé só (alternar)

• Movimentos com pernas e braços (sincronizados):
- membros direitos para frente, para o lado, para cima, para trás
- agitar os membros direitos
- os mesmos exercícios com os membros esquerdos
- elevar o braço direito e a perna esquerda (alternar)
- esticar o braço direito e a perna esquerda (alternar)
- tocar o pé direito com mão direita
- tocar o pé esquerdo com a mão esquerda
- tocar o pé direito com a mão esquerda (alternar)
- elevar o joelho direito flexionado e abraçá-lo com o braço direito
- elevar o joelho esquerdo flexionado e abraçá-lo com o braço esquerdo
- elevar um joelho de cada vez e abraçá-lo com os dois braços
- de joelhos, colocar-se em pé, sem ajuda das mãos
- duas crianças de mãos dadas, uma em pé e a outra de cócoras, levantam-se e se
agacham, alternadamente

• Movimentos com as pernas (sentados ou deitados):
- elevação das pernas (alternadas)
- elevação das duas pernas
- flexão das pernas, trazendo os joelhos até o peito (alternadas, depois as duas juntas)
- elevar as pernas e fazer movimentos de tesoura
- elevar as pernas e fazer movimentos de bicicleta
- abertura das pernas
- deitar o tronco sobre as pernas fechadas (beijar os joelhos)
- deitar o tronco sobre as pernas abertas (tocar o queixo no chão)
- de joelhos, mãos no chão, elevar as pernas para trás (alternadas)
- movimentos de pernas como se cortassem a grama

• Movimentos na ponta-dos-pés:
- manter-se na ponta-dos-pés com os olhos abertos
- manter-se na ponta-dos-pés com os olhos fechados
- manter-se na ponta-dos-pés com os braços abertos
- manter-se na ponta-dos-pés com os braços ao longo do corpo
- manter-se na ponta-dos-pés com os pés juntos
- manter-se na ponta-dos-pés com os pés separados

• Movimentos oculares:
- arregalar os olhos
- piscar os olhos alternados
- piscar os dois olhos ao mesmo tempo
- fechar um olho (alternar)
- tampar um olho com a mão e focalizar alguma coisa (alternar)
- olhar através de um canudo formado com uma das mãos (alternar mão e olho)
- olhar através de um binóculo formado com duas mãos
- olhar através de uma viseira, formada com as mãos em concha (como um cavalo)
- olhar para o colega da direita sem virar a cabeça (alternar para a esquerda)
- olhar para o chão sem abaixar a cabeça
- olhar para o teto sem elevar a cabeça

• Gesto com o rosto (sentados ou em pé):
- piscar um olho (alternar)
- fechar e abrir os olhos, lentamente
- arregalar bem os olhos
- fechar um olho e deixar o outro aberto (alternar)
- abrir e fechar a boca
- com a boca aberta, movimentar a língua para o lado direito, para o esquerdo,
tocar o nariz, tocar o queixo, fazer movimentos rotatórios com a língua: fora da
boca, dentro da boca, tocar o céu da boca
- com a boca fechada, pressionar as bochechas com a língua (alternar)
- encher as bochechas de ar (alternar e depois as duas juntas)
- estalar a língua
- assoprar
- assobiar
- franzir o nariz
- sorrir
- fazer expressões de tristeza, espanto, preocupação, zanga (franzindo a testa)
- fazer caretas (só com gestos faciais)
- movimentar os lábios
- mastigar
- bater os dentes

• Gestos diários (em pé ou sentados):
O professor executa os movimentos em completo silêncio e os alunos o imitam:
- espreguiçar
- bocejar
- esfregar os olhos
- coçar a cabeça
- lavar as mãos
- lavar a cabeça
- lavar o rosto
- escovar os dentes
- pentear os cabelos
- limpar as orelhas
- tomar banho
- coçar a barriga
- calçar os sapatos
- abotoar o casaco
- comer
- mastigar
- beber
- engolir
- fazer carinho
- dar beijos
- dar abraços
- tossir
- espirrar
- dormir

• Gestos com as mãos dadas (em pé, parados, formando uma roda, executar todos os
movimentos sem soltar as mãos):
- braços para cima
- braços para frente
- braços para baixo
- inclinando o tronco para frente
- inclinando o tronco para trás
- marchar no mesmo lugar
- balançar os braços
- dar um passo para frente
- dar um passo para trás
- andar para a direita
- andar para a esquerda
- colocar um pé para frente (alternar)
- flexionar o joelho (alternar)
- ficar sobre um pé só (alternar)
- agachar
- ajoelhar
- sentar
- deitar

• Gestos em seqüência:
- O professor faz uma série de gestos e depois os alunos repetem a seqüência.
Exemplos:
- puxar a orelha, coçar o cotovelo, cruzar os braços, tampar os ouvidos e bater uma
palma
- colocar o pé direito para frente, elevar o joelho, dar um chute no ar, chacoalhar o
pé e bater o pé no chão
- elevar os dois braços, chacoalhar as mãos nos ombros, esticar os braços para
frente, abrir e fechar as mãos e cruzar os braços

• Andar ou marchar sobre uma linha circular traçada no chão:
- normalmente, passo a passo, um aluno atrás do outro, colocando o calcanhar
encostado na ponta do pé
- em ritmos diferentes: sob o comando do professor que criará o ritmo com palmas,
estalar de dedos ou com um instrumento
- em serpentina
- em espiral, formando um caracol
- formando um 8
- na ponta dos pés
- nos calcanhares
- elevando os joelhos (alternados)
- com o tronco flexionado para frente
- fora da linha
- dentro da linha
- em cima da linha
- um pé dentro e outro fora da linha
- com “molas” nos joelhos (flexionando-os)
- bem abaixado (como quem passa por baixo de alguma coisa)
- como um astronauta (flutuando)
- como um trenzinho
- como um cavalinho galopando (sempre com o mesmo pé na frente)
- como um elefante (passos grandes e lentos)
- como um equilibrista sobre uma corda
- como um caranguejo (para trás)
- como um robô (corpo bem rígido)
- à vontade dentro da linha, sem esbarrar nos colegas
- andar para dentro da linha e voltar de costas
- andar de cócoras com os braços abertos ou com as mãos na nuca
- como se estivesse sentado em uma cadeira
- como um tonto (ziguezagueando)
- saltando de uma perna para outra
- pulando com os dois pés juntos (canguru)
- pulando com um pé só (saci)
- cruzando os pés de um lado e outro de linha
- com os olhos fechados, procurando não se afastar da linha
- com movimentos comandados pela palma do professor: andando e, quando ouvir
a palma, agachar, dar um salto, dar meia volta, formar estátua etc.
- com as mãos na nuca
- com as mãos para trás
- com os braços esticados para cima
- com os braços esticados para frente
- com os braços abertos (avião)
- com os braços cruzados
- com o braço direito aberto na horizontal e o esquerdo esticado ao longo do corpo
(alternar)
- com as mãos sobre a cabeça
- fazendo continência
- balançando os braços (como asas)
- batendo palmas
- estalando os dedos
- andar sem fazer ruídos com os pés (para não acordar um “nenê imaginário”)
OBS: O professor deve escolher alguns desses exercícios para cada sessão. Poderá
executá-los silenciosamente ou ao som de uma música. Poderá fazê-los em caminhada normal
ou em compasso binário (marcha).

• Andar (ou marchar) transpondo obstáculos:
- colocar uma cadeira sobre um ponto da linha: os alunos deverão caminhar
normalmente e subir na cadeira ao se deparar com a mesma
- colocar 2 ou 3 tapetes, em pontos isolados, sobre a linha: os alunos deverão
caminhar normalmente e saltar os tapetes
- colocar uma mesa sobre um ponto da linha: os alunos deverão caminhar e passar
por baixo da mesa (pode ser substituída por banco)
- colocar alguns objetos em pontos isolados, sobre a linha: os alunos deverão
caminhar saltando os objetos em ziguezague, para não pisá-los (sugestões: cartõescoloridos, letras do alfabeto móvel, blocos lógicos, numerais, folhas, e outros...
conforme se queira fixar algum conteúdo)
- pular sela: algumas crianças ficarão agachadas em pontos isolados, sobre a linha,
os outros alunos deverão caminhar normalmente e saltá-las.
- Passar entre duas cadeiras (sem esbarrar)

• Andar transportando objetos:
- Os alunos ficam em pé sobre a linha.
- Uma criança recebe um objeto para equilíbrio(*) e leva-o para um colega que está
em outro lado da linha. Este, por sua vez, sai de seu lugar e transporta o objeto
para outra criança, e assim sucessivamente.
(*)Sugestões:
- colher com ovo cozido ou de madeira
- copo cheio de água
- jarra com água
- pires com vela acesa
- bola na palma da mão aberta
- pilha de cadernos
- blocos de construção (ou da Torre Rosa)
- bandeja com copos

• Marchas:
- marchar fazendo continência
- marchar fazendo gestos de tocar tambor
- marchar fora da linha
- marchar dentro da linha
- marchar em ziguezague
- com a mão na cabeça
- com a mão na cintura
- balançando os braços na lateral
- com as mãos para trás
- com os braços cruzados
- arrastando um pé (soldado machucado)
- sem fazer barulho com os pés
- batendo bem forte os dois pés
- marcando o pé direito

• Andar ao som do pandeiro (todos em pé):
- Enquanto o professor estiver balançando o pandeiro, os alunos devem caminhar
sobre a linha, um atrás do outro.
- Quando o professor der uma batida no pandeiro, ele deve mudar de posição ou
fazer um gesto que será imediatamente imitado pelos alunos. Depois recomeçar abalançar o pandeiro e os alunos continuam caminhando. O exercício se repete
sucessivamente.
Exemplos para variar em cada batida:
- dar meia volta
- dar um salto
- agachar
- formar estátuas

• Exploração do espaço interno da linha (todos alunos ao mesmo tempo):
- locomover-se livremente, andando de frente
- locomover-se livremente, andando de costas
- locomover-se aos pares (passeio dos “namorados”)
- andando livremente, a um sinal, colocar-se em coluna, um atrás do outro e andar
em círculo
- crianças numeradas de 1 a 3, andam livremente: quando o professor diz um número
as crianças se agacham e os outros ficam pulando no lugar

(Material retirado da apostila: Saberes e práticas da inclusão)

Um comentário: