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Resumindo o Autismo
É um transtorno neurológico .
Ainda não se conhecem as causas .
O diagnóstico é feito com base no comportamento e não em exames .
A criança deve apresentar três aspectos essenciais , a “tríade autista “ :
1° aspecto - Social – A criança pode ser desde passiva e isolada , até “ativa mas estranha “ . Ela tem dificuldade em estabelecer relações , interagir , e não compreende as regras sociais. É por isto que :
- não dá tchau ;
- não olha nos olhos ;
- não olha o que você olha ;
- avança para os objetos ( ou comida ) das outras pessoas ;
- abraça e beija pessoas estranhas ;
- não atende quando é chamada ;
- busca interesses só dela ;
- não brinca com outra criança ;
- só fala quando é de seu interesse ;
- só fala sobre os assuntos que prefere ;
- repete este assunto sem parar ;
- não pergunta sobre a outra pessoa ;
- sua fala tem uma entonação diferente , monótona ;
- não sabe o que deve fazer numa situação nova , tem “ crises nervosas “ ;
- não sabe o que você pensa ;
- não percebe se você está triste , zangado ou feliz ;
- não demonstra as emoções como as outras pessoas ;
- não percebe ironia na voz ou no rosto das pessoas ;
É por isto que :
- não sabe pedir o que quer ;
- não aponta ;
- tem sempre a mesma expressão facial ;
- usa a mão da outra pessoas como um instrumento ;
- empurra a outra pessoa e olha o que quer ;
- não sabe como abordar uma outra criança ;
- grita muito ;
- chora sem razão aparente ;
- não atende quando é chamada ;
- não entende o que você diz ;
- parece não escutar ;
- não sabe fazer perguntas ;
- não responde ;
- não compreende o não ;
- quando faz perguntas , não entende a resposta , e repete a pergunta muitas vezes ;
- não entende quando você briga com ela , não entende as palavras , nem os gestos , nem a expressão do seu rosto ;
- tem crises nervosas ;
- começa um assunto pelo meio ;
- só fala sobre o assunto que lhe interessa ;
É por isto que :
- não sabe para que servem os brinquedos , quebra ou atira longe ;
- prefere objetos que girem ou façam barulho ;
- se fixa em detalhes dos objetos ou brinquedos ;
- não brinca com as outras crianças ;
- prefere brincadeiras que envolvam o próprio corpo : cócegas , rodopiar , “ cavalinho “ ;
- prefere fazer sempre as mesmas coisas , da mesma forma , ir pelo mesmo caminho , sentar no mesmo lugar .
O MAIS IMPORTANTE É VOCÊ explicar tudo , MUITAS VEZES , com muita PACIÊNCIA , poucas palavras , entonação da voz , expressão facial exageradas e AMOR , MUITO AMOR , AMOR SEM MEDIDAS .
Não tenha medo ou vergonha de dizer que seu filho é autista . As pessoas tem medo do que não conhecem , se você explicar e tiver bom humor , poderá encontrar ajuda .
NINGUÉM ACEITA O QUE NÃO COMPREENDE .
FONTES :
Bishop, D. and Mogford, K. Language Development in Exceptional Circunstances.
U.K.: Lawrence Erlbaum Associates, 1993.
Happé, F. and Frith, U. The Neuropsychology of Autism. Oxford: Oxford
University Press, 1996; 119:1377-1400.
Rapin, I. Autism in search of a home in the brain. Neurology, 1999; 52: 902-904.
Schwartzman, J. Autismo Infantil. Brasilia: CORDE, 1994.
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